PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO
Como alcançar o benefício mais vantajoso perante o INSS?
Atenção aposentados e pensionistas: revisão da Vida Toda possui prazo de 10 anos para ser requerida! Se possui interesse, entre em contato agora mesmo
PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO
Como alcançar o benefício mais vantajoso perante o INSS?
Desde a Reforma da Previdência, nunca foi tão importante analisar e criar uma estratégia para se aposentar a fim de identificar o melhor momento para se aposentar e de garantir o valor de benefício mais vantajoso para você, seja se sua meta é aposentar o quanto antes ou se nos próximos anos.
Planejar é se preparar, se programar, traçar todos os caminhos, planos e metas para que seja alcançado um determinado objetivo futuro.
Quando o assunto se trata de benefício previdenciário, a história deveria ser a mesma, isto é, o segurado deveria estar sempre planejando as estratégias e diretrizes que irá estabelecer para alcançar a concessão de um benefício na data pretendida e na margem de valores que entende satisfatória.
Todavia, na maioria dos casos, questões como a concessão de um benefício de aposentadoria acabam por ser uma das últimas prioridades dentre as inúmeras da vida.
Pautados na premissa indicada, muitos segurados deixam de lado a preocupação com as contribuições à Previdência Social durante sua vida e acabam sofrendo com as sérias consequências disto nos momentos que mais precisam, seja para a concessão de um benefício programável, como uma aposentadoria por idade com valores ínfimos, seja quando necessitam do amparo da Previdência Social para o recebimento de benefícios não programáveis, como um auxílio por incapacidade temporária indeferido por falta de contribuições.
A ausência de uma preparação e de uma esquematização direcionada à concessão de benefício, à manutenção da qualidade de segurado e às formas de contribuição que devem ser observadas para tanto, além de acarretar riscos ao segurado e aos seus dependentes (impossibilitando a concessão de um benefício de pensão por morte, por exemplo, em decorrência da perda da qualidade de segurado pelo falecido), pode representar, muitas vezes, um gasto financeiro além ou aquém do necessário para o recebimento de aposentadoria adequada às condições e ao meio de vida deste trabalhador.
Assim, através do Planejamento Previdenciário, realiza-se estudo completo do histórico contributivo, da legislação vigente à época da filiação ao INSS, das alterações legislativas posteriores e dos objetivos de vida do segurado, para que, a partir de então, possam ser traçados os melhores caminhos e apresentadas as melhores opções contributivas que levem ao recebimento de benefício previdenciário futuro, ainda que não programado, de modo mais tranquilo (sem imprevistos), com valores satisfatórios (próximos aos almejados) e em data mais adequada (dentro das expectativas).
Ao planejar a concessão de seu benefício previdenciário, portanto, além do segurado evitar a ocorrência de um problema que certamente lhe surgiria, também economizará tempo, esforço e até mesmo dinheiro que viria despender para a resolução deste problema, colocando-se em posição de tranquilidade e despreocupação quando não quiser mais permanecer no mercado de trabalho.
Advogado - OAB/PR 114.796
Entusiasta da matemática, possui experiência de mais de 5 anos com cálculos, concessões, revisões e planejamentos previdenciários, é autoridade no assunto e possui como propósito de vida ajudar o máximo de pessoas possível a atingir o benefício mais vantajoso ao segurado, como forma de garantir a justiça e a segurança financeira.