EMPRÉSTIMO CONSIGNADO
Atenção aposentados e pensionistas: revisão da Vida Toda possui prazo de 10 anos para ser requerida! Se possui interesse, entre em contato agora mesmo
EMPRÉSTIMO CONSIGNADO
Ao realizar um empréstimo consignado, a felicidade de receber uma quantia expressiva de dinheiro dura pouco. Isso porque esse ato vem com inúmeros riscos: golpes, comprometimento da renda, dificuldade de renegociar as parcelas e acumulação de dívidas. Importante se atentar e sempre que possível ao fazer empréstimos com atenção
Recentemente (28/03/2023) o Governo estipulou o novo teto de juros para empréstimo consignado para beneficiários do INSS com desconto em folha de pagamento para 1,97%, tornando-se extremamente atrativo para aqueles que necessitam de dinheiro rápido, e dispõem de um benefício para comprometer.
Cumpre esclarecer que essa taxa é válida apenas para os novos empréstimos contratados, de modo que os anteriores mantêm as taxas originalmente ajustadas.
O empréstimo consignado costuma possuir taxas de juros mais baixas por ser descontado diretamente do benefício percebido pelos aposentados e pensionistas do INSS, bem como beneficiários do benefício de prestação continuada (BPC).
Contudo, ao aderir a essa modalidade de empréstimo, o beneficiário deverá ter muita cautela, pois estará comprometendo a sua renda antes mesmo de o dinheiro chegar à sua conta, uma vez que as parcelas serão descontadas antes do benefício ser creditado, sendo necessário um bom planejamento financeiro.
Embora as taxas de juros menores, a facilidade para contratar e os prazos longos para pagamento sejam atrativos, o beneficiário deverá tomar alguns cuidados para evitar que sua renda seja comprometida a ponto de não conseguir pagar as suas contas mensais, uma vez que esse tipo de empréstimo é mais difícil de ser renegociado, sendo quase impossível adiar ou suspender o débito.
Na tentativa de proteger os beneficiários de práticas bancárias predatórias, as parcelas dos empréstimos consignados não podem comprometer mais de 30% do valor do benefício recebido. Apesar dessa limitação, ainda são necessárias algumas cautelas quando da contratação desse tipo de empréstimo.
Como meio de burlar essa limitação, algumas instituições financeiras vem oferendo empréstimos pessoais, que não precisam respeitar essa limitação e possibilita descontar mais do valor de benefício, comprometendo mais ainda a renda do segurado ou pensionista.
Infelizmente os golpes envolvendo o empréstimo consignados não são raros, principalmente com beneficiários idosos, que frequentemente são induzidos a contratar empréstimos que não precisam, ou pior ainda, são ludibriados a fazerem empréstimos para terceiros, acabando por pagar algo que sequer usufruiu.
Assim, necessária atenção redobrada para não cair em golpes. Procure:
- não fazer empréstimos em locais que não sejam uma agência bancária de confiança;
- não assinar nada que esteja em branco e que você não tenha tido a oportunidade de ler e esclarecer as suas dúvidas;
- não fornecer a senha dos seus cartões bancários, e em caso de dúvida sempre converse com alguém de confiança para lhe auxiliar na tomada de decisão.
Caso não tenha celebrado qualquer contrato de empréstimo consignado, não use valores creditados em sua conta e cuja origem seja desconhecida antes de consultar sua instituição financeira, pois pode ser um empréstimo não solicitado e que, caso usado, será automaticamente descontado do seu benefício. Nessa hipótese, procure um advogado de confiança para as devidas providências.
Portanto, apesar das vantagens ofertadas para o empréstimo consignado, é necessário cautela para evitar prejuízo da renda e qualidade de vida do beneficiário, pois, no fim das contas, não existe dinheiro de graça, e o valor recebido terá que ser pago. Sempre busque as melhores taxas e condições, e ajuste sua realidade financeira ao valor do benefício a ser recebido após o abatimento da parcela do empréstimo.
OAB/PR 90.745
Estudiosa e experiente são qualidades que resultam na sua objetividade e praticidade ao buscar o meio mais rápido e eficiente de solucionar o seu problema.